Medo de altura, também conhecido como Acrofobia, acontece quando a pessoa se percebe distante do chão e perde a referência da segurança interna e externa. Existem diversas situações na qual isso pode acontecer, como viajando de avião, subir de elevador, olhar pela janela de um prédio, entre outros diversos exemplos. Quando o sujeito se vê em uma situação assim, começa a sentir uma enorme ansiedade e pânico.
É importante ressaltar que o medo é algo importante para o ser humano, pois é um alerta que visa a proteção imediata. A fobia acontece quando esse medo passa do ponto, atrapalhando a vida do sujeito. Se, olhar para fotos de locais altos, somente se lembrar de uma situação correlacionada a altura te traz pavor, isso acaba sendo uma característica de uma fobia.
Quando estamos nesse estado, nosso organismo interpreta que estamos sob uma ameaça real, mesmo que ela não exista, e começa a liberar todo seu sistema de ataque ou fuga para que você possa se defender ou sobreviver a situação. O problema principal é se isso é recorrente em situações as quais o perigo não é verdadeiro, mas a mente do sujeito entende aquilo como realidade absoluta e aceita o perigo como verdadeiro.
Os sintomas comuns a outros tipos é suor excessivo, tremores, falta de ar e aumento do ritmo cardíaco, incapacidade de confiar no próprio equilíbrio, tentativas constantes de se agarrar a algo, choro e gritos.
A boa notícia é que com a hipnoterapia, podemos trabalhar o medo de altura (acrofobia) de maneira muito efetiva, buscando entender se existiu algum trauma no passado que gerou isso e dando a mente uma nova interpretação do mesmo, além de se trabalhar a ansiedade e crenças negativas aliadas às situações envolvendo altura.