A depressão é considerada como a quarta principal doença que causa incapacitação, segundo a Organização Mundial da Saúde. São mais de 300 milhões de pessoas que sofrem com os sintomas desta doença, pois ela provoca uma variedade de problemas emocionais e físicos.
A doença provoca uma sensação persistente de tristeza e perda de interesse, o que leva o indivíduo a ter dificuldade em fazer atividades cotidianas, a depressão pode fazer com que você sinta como se a vida não merecesse ser vivida.
No entanto, os sintomas da depressão não se baseiam apenas em sentir uma enorme infelicidade, falta de prazer em atividades normais além de muitos outros sinais, mas ela também pode ocasionar alterações fisiológicas, tais como baixa da imunidade e o aumento de processos inflamatórios, podendo ser um grande risco para a saúde.
Principais sinais da depressão
Os sintomas da depressão incluem:
- Sentimento de tristeza ou infelicidade;
- Irritabilidade ou frustração, mesmo em pequenas coisas;
- Perda de interesse ou prazer em atividades normais;
- Desejo sexual diminuído;
- Insônia ou sono excessivo;
- Irritabilidade ou ataques de raiva;
- Fadiga e perda de energia. Mesmo pequenas tarefas podem parecer exigir muito esforço;
- Sentimentos de inutilidade ou culpa, fixar-se em erros passados ou culpar a si mesmo quando as coisas não estão indo bem;
- Dificuldade para pensar, concentrar-se, tomar decisões e lembrar de coisas;
- Pensamentos frequentes de morte ou suicídio;
- Ataques de choro sem motivo aparente;
- Problemas físicos inexplicáveis, como dor nas costas ou dores de cabeça.
A depressão afeta cada pessoa de maneira diferente, de modo que os sintomas causados pela depressão variam de pessoa para pessoa. Traços hereditários, idade e gênero podem desempenhar um papel importante na forma como a depressão pode afetar cada indivíduo.