Pular para o conteúdo

Arnaldo Sousa

Início » Medo ou Fobia: Até Que Ponto É Normal?

Medo ou Fobia: Até Que Ponto É Normal?

Medo ou Fobia?

Ter medos é algo totalmente normal e faz parte da história e da vida de todos os seres. Você com certeza tem medo de alguma coisa, todos temos!

Contudo, quando ele ultrapassa o estado normal, levando o indivíduo a um estado de paralisia e sofrimento, pode ser considerado um problema mais grave: a fobia.

Sentir medo irracionalmente pode desencadear diversos problemas sociais e profissionais. Viver com medo não é nada agradável. Quando temos essa sensação, nosso organismo libera uma série de comandos que nos causam mal-estar, aumento da frequência cardíaca, falta de ar, ansiedade, formigamento nas mãos, tonturas e suor, por exemplo.

Como Se Desenvolve

Mas afinal, o que desenvolve a fobia? Alguns estudos comprovaram que grande parte das fobias se originam a partir dos comportamentos que nos influenciaram quando éramos crianças. Ainda assim, as fobias podem se originar a partir de algum trauma ou situação marcante, como um abuso sexual, acidente, queda, etc.

Tipos de Fobia

Existem três tipos de fobia que são mais prevalentes do que as demais:

Social: Caracteriza-se pelo medo de se expor em público. Por exemplo: se apresentar em público, participar de dinâmicas, falar no microfone, etc.

Específica: Caracteriza-se pelo medo específico de determinado objeto, situação, animal, ação, etc. Por exemplo: água, espelho, boneca, aranha, etc.

Agorafobia: Caracteriza-se pela ansiedade agravante em determinadas situações ou locais em que a saída seja difícil. O simples fato de pensar naquela situação já pode levar a um ataque de pânico. Por exemplo: Medo de locais fechados, medo de congestionamentos, filas, etc.

Abrir WhatsApp
Estamos aqui para ajudar. Entre em contato via WhatsApp. Clique no botão a seguir: