Você tem medo de dirigir?
Para muitas pessoas, dirigir é um ato de liberdade, de poder de maneira prática se deslocar de um lugar para o outro, algo ideal na atual vida moderna. Em compensação, para algumas pessoas, o ato dirigir já remete a ansiedade, pânico, angústia e medo.
Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), ao menos 2 milhões de brasileiros sofrem com medo de dirigir, e a maioria dessa fatia é representada por mulheres.
É sempre importante entender que o medo é um sentimento importante, pois ele nos protege, é um instinto de sobrevivência que serve como um sinal de alerta para situações de risco. Quando o medo é acionado, nosso cérebro inibe o sistema racional, fazendo com que reações rápidas ocorram, como fugir ou correr, pois ele entende que estamos diante de uma ameaça.
O problema é quando esse medo passa o ponto e te paralisa, trazendo limitações em sua vida. Isso acaba caracterizando uma fobia. Se você é uma pessoa que tem um medo irracional de dirigir, ao ponto de não conseguir de maneira alguma pegar no volante nem sentar no banco do motorista, pois isso já te gera uma ansiedade e pânico exagerado, você pode estar sofrendo de um transtorno conhecido como Amaxofobia, ou seja. Fobia de dirigir.
Existem diversas razões que possam ser a causa dessa fobia, como pensamentos negativos em relação ao automóvel, achando que pode se acidentar, atropelar alguém ou bater o carro. Pode ser também causado por algum trauma vivido pelo sujeito em algum veículo no qual teve fortes consequências físicas e psicológicas, ou até mesmo insegurança com relação a sua habilidade no volante.
A hipnoterapia é extremamente eficaz no tratamento para superar o medo de dirigir, com altos índices de sucesso. Através da hipnose, o paciente pode superar suas crenças limitantes em relação ao ato de dirigir, além de trabalhar sua confiança, autoestima e controle de ansiedade.