A hipnose durante a gestação é um método que vem sendo cada vez mais assimilado entre as mulheres. A hipnoterapia conduz a pessoa a uma condição de total relaxamento mental e físico, proporcionando foco intenso em pensamentos e sentimentos, impedindo qualquer tipo de distração externa.
Dessa forma, as gestantes que aplicam a hipnoterapia durante a gestação ou trabalho de parto, bloqueiam todos seus medos e inseguranças depositadas no novo desafio: a maternidade, alcançando assim uma experiência serena.
A Descoberta
Usufruir da hipnose durante partos e gestações não é nada inédito no mundo da medicina e da ciência. Essa prática já era observada por especialistas europeus desde o século XIX, principalmente sua ação no alívio de dores durante o parto.
Em 1951, o obstetra francês Fernand Lamaze criou um método pré parto para preparar as gestantes antes de darem à luz. Eram fornecidas informações e orientações gerais sobre posturas adequadas, técnicas de respiração e relaxamento através da hipnose. Este procedimento foi nominado de Método Lamaze.
Apesar de outros estudos terem sido solidificados a fim de investigar este benefício, o Método de Lamaze ainda é utilizado nos dias atuais com a mesma utilidade. Já a hipnoterapia pode continuar sendo aplicada não só na hora do parto, mas também antes e depois dele.
Benefícios
Os benefícios da hipnose já podem ser aproveitados antes mesmo do parto, como por exemplo:
- Diminuição da ansiedade relacionada a gravidez;
- Diminuição de medos relacionados a gravidez;
- Alívio de enjoos;
- Alívio de dores de cabeça;
- Alívio de dores nas costas;
- Maior relaxamento.
A hipnose também é capaz de modificar a percepção das contrações, uma dor aguda pode ser sentida como uma simples sensação de peso ou dormência, por exemplo.
O hipnoterapeuta ensinará técnicas de respiração e relaxamento para que a gestante consiga focar sua atenção apenas para pensamentos positivos.
Dependendo da sensibilidade da gestante para dores, o processo de parto pode até dispensar a aplicação de anestesias se ela estiver sob hipnose. Quando não dispensado, o uso de anestesias pode ser reduzido em até 50%.
O processo de hipnose não irá de forma alguma fazer com que a gestante se desligue do processo, muito pelo contrário, a hipnoterapia irá proporcionar a mulher uma experiência de gestação e parto muito mais intensa, agradável e memorável do que se ela estivesse se sentindo amedrontada, insegura e com dores descontroladas.