Fibromialgia: como tratar?
Fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos. A grande dificuldade de quem sofre com a fibromialgia é encontrar um tratamento efetivo, que haja na causa do problema e não apenas controle as dores. Saiba o que é a fibromialgia e como a hipnoterapia pode ajudar a resolver esse problema de uma vez por todas.
O que é fibromialgia?
Fibromialgia é uma síndrome que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.
Sintomas da fibromialgia
Os dois principais sintomas destacados para o diagnóstico da fibromialgia são:
- Dor generalizada e recidivante;
- Fadiga;
- Falta de disposição e energia;
- Alterações do sono que é pouco reparador;
- Síndrome do cólon irritável;
- Sensibilidade durante a micção;
- Cefaleia;
Além de poder estar relacionada a quadros de transtornos psicológicos mais complexos, como a depressão e a ansiedade.
Quais as causas da fibromialgia?
Como muitas das doenças reumatológicas, a fibromialgia não tem suas causas e mecanismos totalmente esclarecidos. O que sabemos é que a pessoa que tem fibromialgia possui maior sensibilidade à dor e isso tem relação com o centro de dor no sistema nervoso. Desta maneira, nervos, medula e cérebro, fazem que qualquer estímulo doloroso seja mais intenso.
.
Tratamento para fibromialgia
O tratamento da enfermidade exige cuidados multidisciplinares. No entanto, têm-se mostrado eficaz para o controle da doença:
- Uso de analgésicos e antiiflamatórios associados a antidepressivos tricíclicos;
- Atividade física regular ajuda contra as dores da fibromialgia;
- Acompanhamento psicológico e emocional;
- Massagens e acupuntura.
A hipnoterapia no tratamento da fibromialgia
A hipnoterapia pode ser uma grande aliada no tratamento do paciente, uma vez que a doença também pode ser causada por alterações emocionais e traumas decorrentes de outros momentos da vida.
Por meio da hipnose é possível agir diretamente na origem do problema, resolvendo-o de forma efetiva e definitiva. O paciente é o protagonista da própria transformação, mas o hipnoterapeuta irá guiá-lo na reprogramação de sua mente, de forma consciente, tornando possível que se posicione como indivíduo autônomo, ativo no domínio de suas emoções, problemas e vidas de uma forma geral, libertando-se das dores.