Esses distúrbios (que são conhecidos como transtornos do sono), são causados por diversos fatores, que variam entre problemas de saúde ou estresse e outros, e têm se tornado cada vez mais comum no Brasil.
Os tipos de distúrbios do sono mais comum na população em geral são: a insônia, pesadelos, sonambulismo e apneia do sono.
A apneia do sono é o distúrbio respiratório mais representativo do sono. É a obstrução das vias respiratórias (apneia), ou cessação de respiração (apneia central) que ocorrem durante o sono e causa roncos altos, alternando entre hipoventilação e hiperventilação.
O sonambulismo é caracterizado como um distúrbio de comportamentos que ocorrem durante o sono; assim, por exemplo, é muito comum os sonâmbulos saírem da cama e realizarem atividades como perambular, comer ou conversar. Em casos graves, pode ser necessário trancar as portas ou trancar as janelas para evitar riscos físicos.
A insônia é a incapacidade de adormecer ou permanecer dormindo à noite, resultando em sono não restaurador ou não restaurador. Como pessoas diferentes precisam de quantidades diferentes de sono, a insônia é definida pela qualidade do seu sono e pela sensação que você sente depois de dormir – não pelo número de horas que dorme ou pela rapidez com que você dorme. Mesmo que você esteja passando oito horas por noite na cama, se você se sentir sonolento e fatigado durante o dia, pode estar sentindo insônia.
Sintomas de insônia:
- Dificuldade em adormecer apesar de estar cansado
- Acordando frequentemente durante a noite
- Dificuldade em voltar a dormir quando acordado
- Sono não refrescante
- Confiando em pílulas para dormir ou álcool para adormecer
- Acordar cedo demais de manhã
- Sonolência diurna, fadiga ou irritabilidade
- Dificuldade de concentração durante o dia
Pesquisas provam como a hipnoterapia pode ajudar a tratar parassonias ou ações indesejadas durante o sono, como o sonambulismo. É razoável concluir, então, que a hipnoterapia pode oferecer alívio para pacientes que sofrem de insônia crônica.
Muitas pessoas relatam que a hipnoterapia promove uma sensação de calma, ajuda a aliviar a ansiedade e a preocupação e ajuda a dormir. Ao contrário dos medicamentos para dormir, a hipnose para dormir não tem efeitos colaterais