Ansiedade é um termo usado para definir um sentimento de apreensão, angústia, incerteza ou desconforto diante de algo desconhecido, estranho ou de uma situação que pode constituir uma ameaça. A ansiedade, geralmente, é acompanhada de sintomas físicos, como taquicardia, dificuldade de respirar e sudorese.
Os transtornos de ansiedade necessitam de tratamento específico, sendo comumente utilizada uma combinação de medicamentos e psicoterapia.
A ansiedade pode estar presente em diferentes momentos da nossa vida. O início em um novo emprego ou problemas financeiros, por exemplo, podem servir de gatilhos para uma crise de ansiedade. Entretanto, é preciso estar atento a algumas situações, quando a ansiedade surge sem um motivo claro ou com uma magnitude desproporcional.
Sintomas da ansiedade
Durante uma crise de ansiedade, vários sintomas podem ser percebidos pelo indivíduo.
Nesse sentido, é comum o relato de taquicardia, dores de cabeça, sudorese, falta de ar, sensação de aperto no peito, respiração ofegante, boca seca, náusea, e diarreia. A irregularidade do sono e a tensão muscular podem também serem observadas.
No que diz respeito aos sintomas psíquicos, a ansiedade pode causar insegurança, irritabilidade, apreensão, medo, inquietação e dificuldade de concentração, por exemplo.
Como controlar a ansiedade gerada pelos pensamentos?
- Respiração: respirar é algo muito poderoso, abaixa sua frequência cardíaca e faz seu corpo relaxar. Quando você está ansioso, sua respiração estará curta e rápida. Respire de maneira lenta e profunda, estufando o abdômen, fazendo o ar passar pelo diafragma. Puxe o ar por 4 segundos, segure por mais 2 e solte por 6 segundos.
- Auto Hipnose: através da auto hipnose você pode gerar visualizações mais agradáveis, relaxar mais o corpo e conseguir mudar seu estado emocional naquele momento.
- Mindfullness: essa técnica se baseia em você focar sua atenção plena no estado presente, o que é ótimo para controlar a ansiedade gerada por pensamentos futuros. Escolha um estímulo do ambiente que você está, e foque nele, somente nele, pelo máximo de tempo que conseguir. Por exemplo, se você está com um ventilador ligado que faz barulho, feche os olhos e concentre a sua mente somente nesse estimulo, pelo máximo de tempo que conseguir. Se você percebeu que desfocou, pare o exercício e se quiser, recomece. No começo vai parecer bem desafiador, mas com o tempo você vai conseguir ficar cada vez mais tempo fazendo isso.
Como controlar a ansiedade gerada de forma inconsciente?
O grande segredo nesse caso é fazer algo diretamente ligado ao corpo.
- Relaxamento Muscular: vá para uma sauna, tome um banho quente. Isso tudo vai fazer sua frequência cardíaca abaixar e ajudara no processo.
- Exercícios físicos de baixa intensidade: quando você começa a ter essa crise de ansiedade, seu corpo libera cortisol, pois ele está se preparando para uma reação de luta ou fuga. Exercícios de baixa intensidade te ajudarão a liberar essa energia. Evite exercícios de alta intensidade, eles vão fazer você produzir mais energia, o que atrapalhará no processo.
Essas dicas que passei podem te ajudar a controlar uma crise, mas devemos sempre estudar de maneira mais profunda o porquê delas estarem acontecendo com você. Procure ajuda de um psiquiatra e de um hipnoterapeuta.
A hipnose vai buscar encontrar as causas emocionais ligadas a essas crises, e através das técnicas podemos ressignificar eventos fazendo sua mente começar a ver as coisas de uma nova forma.