Quantas vezes você já fez algo mesmo que, bem, no fundo, você sabia que aquilo iria te prejudicar de alguma forma? Já aconteceu de você ter um compromisso, seja a entrega de um trabalho ou um horário específico para chegar em algum lugar, e ainda assim, atrasou com a pessoa ou atrasou o prazo?
O mais interessante é que um dos mecanismos de defesa da nossa mente é procurar justificar coisas que muitas vezes não tem justificativa. Por exemplo, você está começando uma dieta, foi na academia e a noite passa na padaria e observa aquele sonho delicioso. Você olha para ele e pensa “eu já fui à academia hoje, trabalhei o dia todo, eu mereço”.
Isso é a sua mente buscando uma justificativa de fazer você ter aquele comportamento, porque ela sabe que açúcar vai te dar um prazer momentâneo e nós seres humanos estamos constantemente buscando por prazer. Antigamente, comer era algo para sobrevivência, com o tempo, o ser humano foi se adaptando, e comer se tornou algo por prazer, algo social.
O que é autossabotagem?
A autossabotagem é quando conscientemente ou inconsciente criamos obstáculos e barreiras para fazermos o que precisamos ou alcancemos nossos objetivos. Ela está ligada a uma forma de pensar negativa, e esse pensamento é algo que foi geralmente criado com o tempo. Também se liga a hábitos negativos, como procrastinação, falta de foco e baixa autoestima.
Como resolver a autossabotagem?
O primeiro passo para se resolver a questão da autossabotagem é identificar os padrões por trás das ações. Aquilo que você está prestes a fazer, te traz dor ou prazer? O que você deixou de fazer, te traria prazer a longo prazo? Quando você começa a focar no presente e se questionar dessas questões, o seu pensamento já começa a mudar.
Enfrente você mesmo. Sabemos que esse possível prazer ou dor que está na sua frente é algo poderoso. De valor ao longo prazo, entenda os benefícios que aquele esforço vai te trazer, e comece a exercitar novos comportamentos para que, da mesma forma que sua mente transformou comportamentos ruins em hábitos, ela também pode transformar comportamentos bons.
Não deixe para mudar amanhã, mude HOJE. Não espere sentir-se motivado para tomar uma atitude. Talvez essa motivação nunca venha. É muito normal procrastinarmos. O momento ideal para mudar existe, sim, e é AGORA. Ações que você tome HOJE vão gerar resultados. Se você deixar para começar algo amanhã, você vai se arrepender do dia que perdeu hoje.
Enfrente seus pensamentos, por mais intrusivos que eles sejam. Evite pensar “se tivesse sido assim”, pense “como vou fazer o meu melhor hoje”. Nossa mente trabalha na base das sugestões, então você molda a sua realidade baseado nisso.
Como a hipnose pode ajudar na autossabotagem?
Como explicado acima, muitos dos nossos comportamentos são inconscientes e aprendidos durante a nossa vida. O tratamento com hipnose pode ajudar a acelerar os resultados, identificando os padrões de comportamento e quais os sentimentos associados a eles, com o intuito de fazer como se fosse uma “reprogramação”, buscando fazer sua mente enxergar as coisas sob uma nova perspectiva.