Pular para o conteúdo

Arnaldo Sousa

O que é ansiedade?

Ansiedade é um termo usado para definir um sentimento de apreensão, angústia, incerteza ou desconforto diante de algo desconhecido, estranho ou de uma situação que pode constituir uma ameaça. A ansiedade, geralmente, é acompanhada de sintomas físicos, como taquicardia, dificuldade de respirar e sudorese.

Quadros de ansiedade podem ocorrer durante a vida, entretanto, quando são exagerados ou desproporcionais e interferem de modo negativo na vida normal do indivíduo, dizemos que se trata de ansiedade patológica (transtornos de ansiedade).

O transtorno de ansiedade social, por exemplo, é uma variante específica desse distúrbio, que se caracteriza pela ansiedade irracional em situações de exposição e interação social, podendo até causar ataques de pânico.

Ansiedade seria nossa mente ativando, indevidamente, o Sistema Simpático em situações desnecessárias. Eventos do dia-a-dia ou situações comuns podem inevitavelmente despertar na pessoa com ansiedade uma sensação de desespero, agitação, pânico e insegurança. Esses “gatilhos” muitas vezes nem são do conhecimento consciente, mas acabam despertando a ansiedade em diversos momentos sem a pessoa saber o porquê.

As crises de ansiedade são muito comuns e atingem cerca de 2 milhões de brasileiros por ano. Apesar de não serem “normais” são bastante comuns e frequentes causas de outros problemas de saúde.

Quais são os sintomas da ansiedade?

Durante uma crise de ansiedade, vários sintomas podem ser percebidos pelo indivíduo.

A intensidade do transtorno e dos próprios sintomas costuma variar conforme o grau do medo experimentado. Os sintomas mais comuns em quadros de transtorno de ansiedade podem ser divididos entre sintomas físicos e sintomas psicológicos:

Sintomas físicos

  • Enjoo e vômitos
  • Tontura, fraqueza ou sensação de desmaio
  • Falta de ar ou respiração ofegante
  • Dor ou aperto no peito e palpitações no coração
  • Dor de barriga, até mesmo diarreia
  • Roer as unhas, sentir tremores e falar muito rápido
  • Tensão muscular, causando dor nas costas
  • Irritabilidade e dificuldade para dormir
  • Nó na garganta

 

Sintomas psicológicos

  • Agitação e balanço das pernas e dos braços
  • Nervosismo
  • Dificuldade de concentração
  • Preocupação
  • Medo constante
  • Sensação de que algo ruim vai acontecer
  • Descontrole sobre os próprios pensamentos
  • Preocupação exagerada em relação à realidade, principalmente sobre o futuro

 

É importante que ao identificar que sofre com alguns desses sintomas frequentemente, se peça ajuda profissional. Muitas vezes, por estarmos mais expostos a situações de estresse, achamos normais esses sintomas, até mesmo por serem frequentes. Mas não é “normal” ter crises de ansiedade todos os dias.

 

Como tratar a ansiedade?

Existem três tipos de tratamento para os transtornos de ansiedade:

1. medicamentos (sempre com acompanhamento e receita médica);
2. psicoterapia com psicólogo, psiquiatra, psicanalista ou hipnoterapeuta;
3. combinação dos dois tratamentos (medicamentos e psicoterapia).

A maioria das pessoas começa a ser sentir melhor e retoma suas atividades depois de algumas semanas de tratamento, por isso, é importante procurar ajuda especializada na unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico precoce e preciso, um tratamento eficaz e o acompanhamento são imprescindíveis para obter-se melhores resultados e menores prejuízos.

Hipnose para ansiedade

A hipnose está se tornando um método amplamente reconhecido para aliviar o sentimento e o transtorno de ansiedade. Usar a hipnoterapia para solucionar a ansiedade pode ajudar a aumentar a autoconfiança e a confiança, no geral, reduzindo sentimentos de medo e preocupação intensa.

O tratamento para ansiedade com hipnose ajuda a desenvolver a capacidade de acessar um estado de espírito calmo, necessário para superar as emoções.

A Hipnoterapia para ansiedade promoverá mudanças positivas e efetivas. Através desse método, o hipnoterapeuta irá ajudar a aprender o que desencadeia a ansiedade e, porque ela entra em ação em determinadas situações, além de mudar a maneira como se reage a elas.

Quanto tempo dura o tratamento de ansiedade?

O principal benefício da hipnoterapia avançada no tratamento da ansiedade é a rapidez e a efetividade do tratamento a longo prazo. Claro que, cada caso é único, o tempo pode variar de uma pessoa a outra, mas geralmente em poucas sessões o problema é resolvido.

Agindo no foco do problema, a hipnoterapia é a terapia certa para quem quer resultados rápidos e concretos no tratamento da ansiedade e outros males..

Abrir WhatsApp
Estamos aqui para ajudar. Entre em contato via WhatsApp. Clique no botão a seguir: