O processo do luto pode acontecer por diversos motivos, desde a saída de um emprego, o término de um relacionamento, até mesmo a saída dos filhos de casa. É um movimento natural dos sentimentos e este momento deve ser respeitado. Qualquer perda, seja de algo ou alguém com quem foi criado um vínculo muito forte, pode ser caracterizada como luto.
Nesse sentido, cada pessoa pode lidar com o luto de uma maneira. Algumas precisam de mais tempo que outras para aceitar a perda. Neste caso, a hipnose pode auxiliar o indivíduo a passar por este momento e superar a perda de algo ou alguém.
As 5 fases do luto
A psiquiatra Elizabeth Kubler-Ross, dedicou parte de sua vida para estudar o processo de luto e definiu 5 estágios principais. São eles: a negação, a raiva, a negociação, a depressão e a aceitação. Vamos entender um pouco melhor cada uma delas abaixo.
1º fase: a negação
A princípio quem passa pelo luto, demora a entender os seus sentimentos. Exatamente por ser a fase mais cheia deles, dor, tristeza, solidão, arrependimentos. Todos juntos.
É normal que a pessoa enlutada não queira aceitar a situação, e por isso queira se isolar.
2º fase: raiva
A raiva acontece quase simultaneamente com a negação. É neste momento que começam os questionamentos, de não entender porque isso está acontecendo. Pessoas na fase da raiva podem descontá-la em qualquer outro, mesmo sem motivo aparente.
3º fase: negociação / barganha
Do mesmo modo que não aceita o que está acontecendo, na terceira fase começa-se a negociar. O indivíduo passar a pensar que se o seu comportamento fosse diferente, não teria ocorrido a perda.
4º fase: depressão
Volta-se ao isolamento, mas mais do que isso, o estado depressivo, sem querer expor seus sentimentos. A pessoa na quarta fase está desanimada, percebe que não tem mais o que fazer, que é algo irreversível.
5º fase: aceitação
Logo, depois de passar por todas as fases anteriores, alguns de maneira mais intensa que outros, é chegada a aceitação. Já não há o que fazer, então é preciso aceitar que essa é lei da vida e que todos um dia vão ter que lidar com a morte.
Segundo a autora, cada uma das fases do luto possui sentimentos fortes e que devem ser respeitados. Quando se está na fase de luto, é comum escutar conselhos sobre a necessidade de superação. A verdade é que cada um tem o seu tempo até chegar na aceitação, última fase do luto. Por isso, a ajuda de um profissional pode auxiliar a superar esta dor.
Como a hipnose pode ajudar?
A hipnose é um tratamento reconhecido pela ciência, sendo empregado em diversos âmbitos da medicina. Da mesma forma, ela pode auxiliar a lidar com o luto, em especial, nas fases iniciais, quando a mente não quer aceitar o que está acontecendo.
As abordagens são diversas, pois dependem do estágio que a pessoa se encontra no momento que procuram por ajuda. Nesse contexto, utilizar de conceitos da psicologia positiva pode auxiliar no processo, pois a mente passa a gravar coisas boas e deixar os pensamentos negativos de lado.
O tratamento com hipnose, podemos identificar os sentimentos associados e o que está acontecendo que impede a pessoa de fechar esse ciclo.